50 anos do 25 de Abril – Liberdade em Ourém
E.B. D.Afonso, IV Conde de Ourém
Público-Alvo
Comunidade concelhia e nacional
Orçamento
10€
Responsável
Telmao Mendes
Este é um ano definitivamente muito especial para a história da nossa democracia – celebram-se 50 anos da Revolução do 25 de abril de 1974. Foi o fim de 41 anos de ditadura e da guerra colonial. O povo saiu à rua e apoiou os militares gritando as palavras mestras de “liberdade” e o triunfo da democracia.
Neste âmbito e respondendo ao desafio da AJO, na celebração dos 50 anos, vamos AGIR propondo a criação de uma escultura de grandes dimensões, para colocar no Parque Linear da cidade e através de um telemóvel ter acesso a um QR Code onde se aprende o que foi a revolução de abril, o que aconteceu.
Esta escultura – podemos classificá-la com arte urbana – terá a particularidade de permitir à comunidade escolar e não escolar do concelho identificar a sensação da falta de liberdade – simbolizada nas grades – e de liberdade – um espaço aberto, completando-se com cravos a simbolizar a Revolução de Abril.
Porquê uma escultura e num espaço público? Porque a arte é uma linguagem universal, acessível a todos, jovens e adultos, e é uma forma de enriquecer o património artístico do nosso concelho, de conhecer e aprender o passado, e de trazer para o presente um momento muito importante da nossa História. É importante conhecer para valorizar, pois faz parte da nossa memória. E a arte atira-nos para a pluralidade da linguagem, da expressão, da manifestação, dos sentidos e dos gostos, constituindo um desafio e um apelo à descoberta.
Maria Pereira
9º ano
Eva Assunção
9º ano
Maria Manso
9º ano
Adriana Reis
9º ano
Érica Rodrigues
9º ano
David Lopes
9º ano