AGROAL: Age agora. Garante o Futuro.
Escola da Freixianda
A água é um recurso natural de valor incalculável. O concelho de Ourém é, neste sentido, um concelho muito rico, atendendo não só ao elevado número de aquíferos de que dispõe, mas também à existência da água como fator de atração turística. De facto, o Agroal é, com o Castelo de Ourém e o Santuário de Fátima, um dos principais pontos de referência turística do concelho e o maior de ordem natural, devendo ser valorizado e reconhecido enquanto tal.
Público-Alvo
Residentes no concelho e fora do concelho de todas as idades. Projeto dos 0 aos 100
Orçamento
12.000,00€
Responsável
Susana Caetano Neves
Enquadramento justificativo da(s) iniciativa(s) / ideia(s):
A água é um recurso natural de valor incalculável. O concelho de Ourém é, neste sentido, um concelho muito rico, atendendo não só ao elevado número de aquíferos de que dispõe, mas também à existência da água como fator de atração turística. De facto, o Agroal é, com o Castelo de Ourém e o Santuário de Fátima, um dos principais pontos de referência turística do concelho e o maior de ordem natural, devendo ser valorizado e reconhecido enquanto tal.
Assim, o presente projeto tem como finalidade promover e potenciar o Agroal, enquanto património natural digno e merecedor de respeito, e sensibilizar para a necessidade de preservação da água, quer enquanto recurso que assegura e caracteriza este espaço, quer enquanto um bem essencial à vida.
Objetivo 1:
Dinamizar o Agroal e a sua praia fluvial enquanto uma das imagens de marca do concelho.
Iniciativa(s) / Ideia(s):
a) Criação de uma mascote alusiva ao espaço (por exemplo: um guarda-rios, um bufo real, ou até um morcego) e batismo da mesma.
b) Criação de artigos de merchandising (tshirts, porta-chaves, canecas, tote bags, bonés, toalhas, chinelos, sacos de praia…) com a referida mascote.
c) Desenvolvimento de recipientes sustentáveis e reutilizáveis (garrafa e garrafão), com formatos originais, para a habitual recolha de água realizada. Com este formato distinto poder-se-á promover a marca Agroal, permitindo aos que frequentam a praia fluvial levarem uma imagem/recordação do espaço para onde transportam a água.
d) Reativação ou reformulação da gama de produtos dermocosméticos naturais, com base nas propriedades terapêuticas da água do Agroal, da marca «Agroal Natural Cosmetics», através do estabelecimento de uma parceria com a empresa detentora dos seus direitos. Em alternativa, a CM poderá incentivar a criação de uma startup para desenvolvimento de produtos semelhantes.
e) Criação de um quiosque para venda de todos os produtos referidos anteriormente.
Objetivo 2:
Incentivar a criação de uma agenda cultural para o espaço promotora de consciência cívica e ambiental.
Iniciativa(s) / Ideia(s):
a) Criação de um programa/agenda cultural, conjugando atividades de natureza artística e desportiva, a realizar na praia fluvial do Agroal (teatro, dança, música, caminhadas, canoagem…), relacionadas tematicamente com a questão ambiental, durante a época balnear.
Para a operacionalização desta ideia, a CM poderá recorrer e apoiar as entidades/associações locais, desafiando-as a desenvolver iniciativas passíveis de integrarem este programa e/ou contratar produtoras com espetáculos já concebidos.
Objetivo 3:
Dotar o espaço Agroal de estruturas que promovam a proteção e a preservação das águas do Agroal.
Iniciativa(s) / Ideia(s):
a) Criação de uma estrutura(s) / outdoor, devidamente enquadrada no espaço, com um slogan que vise a proteção/preservação da água do Agroal e onde seja possível disponibilizar folhetos informativos relativos a todas as iniciativas a promover no local, bem como folhetos de sensibilização ambiental.
Para a operacionalização desta ideia (criação do slogan e ilustração da estrutura), a CM poderá promover um concurso destinado aos alunos das escolas do concelho. Se assim, considerar pertinente, a mesma estratégia poderá ser utilizada para a criação da mascote e seu batismo e para a conceção dos protótipos da garrafa e do garrafão a serem produzidos (cf. propostas no âmbito do objetivo 1).
b) Contacto com um artista plástico de referência no âmbito da reutilização de resíduos e consciencialização para a causa ambiental (Bordalo II, Xico Gaivota), para averiguar da possibilidade de conceção e instalação de uma escultura no espaço e/ou dinamização de workshops.
Francisca Ferreira
8ºB
Maria Marques
8ºB
Mariana Pontes
8ºB
Pedro Bilreiro
8ºB
Rita Simões
8ºB
Afonso Simões
8ºB
Joana Gama
8ºB
Filipa Nunes
8ºB